Ciclo da Corrupção: Cultura Nacional ou Falta de Vergonha?

01/03/2015 11:08

Acredito que a maioria do povo brasileiro concorde com o que eu vou falar. Existe corrupção em toda sociedade, digo no setor privado e no setor publico. O que precisa ser mudado é a cultura do "precisa se dar bem em tudo".

Com isso fica evidente que a nossa guerra é contra nós mesmos. Não estamos imunes! Quando o eleitor elege este ou aquele político e sua justificativa é o benefício pessoal que recebeu em troca do voto, este também é corrupto ou corruptor (em alguns casos).

Em todas as classes sociais existem corruptos e corruptores. Mas então qual seria a solução?

É preciso agir com muita firmeza para diminuir drasticamente a cultura do "Enriquecer A Qualquer Custo" e precisamos colocar novamente  na cabeça de todos os brasileiros que "O Crime Não Compensa!"

Isso é um assunto muito longo. Vou então citar três ações essenciais para não alongar muito esse artigo. Vejamos:

1)      Medidas que venham inibir que o sujeito honesto se torne um corrupto.

É muito comum isso acontecer. Elegemos pessoas bem intencionadas e estas são corrompidas, passando achar normal aquilo que antes abominava. Para conseguir emendas, aprovação de suas leis, se dobram a coisas ilícitas. Falamos muito de transparência nas contas públicas. Esse é o caminho, mas na prática ainda ocorrem muitos atos do governo em sigilo, e é aí que mora o perigo.

2)      Penalizar o corrupto de maneira exemplar

Sim. Quando o cidadão brasileiro assiste o Caso do Ex Ministro José Dirceu, que institucionalizou a corrupção no primeiro governo do Presidente Lula ficar 9 meses preso e ainda sair da cadeia como herói, isso não contribui em nada. Pelo contrario, muita gente quer seguir os mesmos passos deste cidadão.

3)      Alternância de Poder

Talvez essa seja a medida que mais iniba a corrupção. Sob vários aspectos:

a)      Quem estiver no poder irá se preocupar em fazer o melhor governo ao invés de governar 4 anos pensando na sua reeleição.

b)      Ele será mais cauteloso nas suas atitudes com o dinheiro público, porque sabem que o seu sucessor terá acesso a todas as informações assim que terminar seu mandato.

c)       Diminui o tempo e a possibilidade do aparelhamento das empresas públicas, obrigando o gestor público nomear pessoas técnicas em cargos ao invés de nomear amigos que se interessam pelo assunto ou pelas barganhas de partidos políticos.

É bem verdade que muitas vezes pela falta de opção, nós somos obrigados a votar em pessoas que não têm sua conduta ilibada. Mas votar com a justificativa de que rouba mais faz ou ele rouba, mas o outro rouba também é dar uma chancela aprovando todas as coisas erradas dessa pessoa.

Por exemplo, o que você faria se pegasse um funcionário de sua loja ou de sua casa roubando? Até para dar exemplo aos outros funcionários, você teria que dispensar esse funcionário independentemente de sua história, mesmo que você decida ajudá-lo, isso não deveria ser feito mais através do trabalho que ele possuía. Em uma esfera superior, se um gerente quebrar sua empresa por pura incompetência? Não existe ideologia, você precisa trocar de gerente ou fechar as portas antes que se acumule dívidas...

Se você leu esse texto com calma já deve ter percebido o que eu quero dizer.

O PT se desviou a muito tempo daquilo que se propunha fazer quando chegasse ao governo. O melhor para eles mesmos era sair de cena um pouco, rever seus conceitos e valores e tentar voltar com mais força. Isso faria bem ao PT e a propria democracia.

Após ler esse parágrafo, você irá dizer que isso é discurso de "quem não sabe perder" ou dizer que com o PSDB seria pior porque eles "roubaram muito mais"...

Mas não é nada disso! Meu objetivo aqui não é uma disputa de siglas partidárias ou defender A, B ou C. Eu apenas quero o que a maioria do povo brasileiro quer, que é a utilização correta do dinheiro público. Sem discursos demagogos, Dilma tem tanto Ministério em seu governo que nem deve saber o nome de todos. Fez tantas alianças pra continuar o poder, que nem deve mais atender telefone...

Acredite! Seja Aécio, Lula, Marina, Bolsonaro... em 2018, estaremos aqui pra cobrar resultados eficientes. Investir em Educação, Saúde e Segurança é mais do que necessidade, muito embora investimentos em Transporte, Cultura e Lazer, Esportes e no Social também é extremamente importante. Queremos um país limpo. Queremos ser motivo de orgulho para as póximas gerações.

Menos PT, PP, PSDB, PMDB... e mais Brasil!

Um abraço,


Denis

Contato

CariocasDireitos 21 96454-5597 (WhatsApp) cariocasdireitos@gmail.com