Governo do Rio de Janeiro

Saiba que o termo “governador” foi estabelecido a partir de 1947 mas, ao longo da história do Brasil, o cargo que era similar ao de governador já existia muito antes, no entanto, com terminologias totalmente diferentes, as funções eram bastante semelhantes, podemos citar o cargo de donatário e capitão-mor, no Período Colonial; o cargo de presidente de província, no Período Imperial; e o de presidente de estado, na República Velha. No Brasil, o governador tem um mandato de quatro anos, considerado o cargo político que representa o poder executivo na esfera dos Estados e do Distrito Federal.

É função do governador: a direção da administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, defendendo seus interesses junto à Presidência e buscando investimentos e obras federais. Dentre o poder executivo do Estado, o cargo de governador é o cargo político que representa a autoridade máxima, e a principal função do governador é de chefiar o executivo a nível estadual.

Curiosidade: Somente em países cujo pacto é federativo, o governador é eleito de quatro em quatro anos, através de votação.

Contato

CariocasDireitos 21 96454-5597 (WhatsApp) cariocasdireitos@gmail.com